Na sexta-feira, 08 de agosto, no turno da tarde, jovens leitores usuários de bibliotecas públicas de Barão de Cotegipe acompanharam uma sessão de leitura dramática (LD), realizada pela Dueto Produções Culturais e Artísticas Ltda. Foi o encerramento da terceira etapa referente do projeto “A dramaturgia ‘brevíssima’ de Ivo Bender: reedição e leitura dramática, pela imersão dos jovens leitores no universo da literatura e do teatro”.
As ações do projeto são viabilizadas pelo edital Arranjos Colaborativos e Criações Funcionais, da Lei Paulo Gustavo, executada pela Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul (SEDAC/RS). O perfil de público visado pelas atividades encontrou correspondência dos jovens leitores da Escola Estadual Mario Quintana e, a partir da anuência da instituição, um grupo de quase trinta alunos do Ensino Médio participou de oficinas de LD e oficinas de jogos teatrais realizadas nas dependências da escola. Ambas tiveram como referência a obra “Nove textos breves para teatro”, do dramaturgo gaúcho Ivo Bender, reeditada como a ação inicial do projeto, pela Rubrica Edições, selo da Dueto Produções para dramaturgia.
No encerramento da etapa, alunos a partir do sétimo ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental assistiram a uma sessão de LD, realizada no Centro de Convivência da Terceira Idade, cedido pela Prefeitura Municipal, já parceria da produtora erechinense em outras ocasiões. Na sessão, foram lidas peças do mesmo livro de Bender, com a mediação de Fabiano Tadeu Grazioli, que é diretor de teatro e especialista no tema, e vem pesquisando metodologias que aproximem satisfatoriamente jovens leitores e a dramaturgia escrita. Fabiano realizou estudos de mestrado, doutorado e estágio de pós-doutorado a partir de suas indagações sobre a temática e coordena o projeto, além de ser o facilitador das oficinas de LD.
As diversas frentes do projeto contam com a assessoria de Jolcinei Luis Bragagnolo. Como previsto no edital da Lei Paulo Gustavo, as atividades têm acessibilidade e oferecem tradução em LIBRAS, realizadas no município, por Aline Teles e Claudia Silva. Gaurama é a última cidade a receber as atividades nesta edição do projeto.