Você sabe o que é uma trend? Sensação entre os jovens, os vídeos que viram tendência por um longo período na internet conquistam cada vez mais espaço na linha do tempo das redes socais. Seja com danças específicas, áudios, desafios ou jogos de perguntas e respostas, o propósito principal da iniciativa é a interação entre os internautas por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos.
Em Erechim um grupo de idosos resolveu aderir a ideia e a proposta está ‘dando o que falar’. Com idades entre 64 e 75 anos, Rógerio Rigoni, Inês Rigoni, Rosarita Zucki, Italina Rigoni, Branca Salvador e Erenilda Federle estão fazendo sucesso nas redes, com reconhecimento nacional.
Tudo começou com uma brincadeira do grupo que se conhece há pelo menos 60 anos. Em um domingo do mês de setembro de 2022, durante uma reunião típica de família e amigos, a filha do casal Rogério e Inês decidiu fazer uma brincadeira.
“Não tínhamos pretensão alguma de fazer vídeos, fiz algumas perguntas do nosso ‘mundo de hoje’ onde jamais imaginaria que eles iriam dar as respostas que deram. Como achei muito engraçado decidi postar no meu Tiktok pessoal, que não tinha seguidores, ou seja, ninguém iria ver aquele vídeo, mas acabou viralizando”, conta Maria Eduarda.
O conteúdo em poucos dias ultrapassou 2 milhões de visualizações, uma surpresa para todos. “Não tínhamos material para continuar, o pessoal começou a comentar pedindo a sequência dos vídeos. Como tinham algumas partes que eu não havia colocado no primeiro, postei a parte 2 e mais uma vez foi um sucesso”, conta a jovem.
Um novo caminho
A partir dessa surpresa o grupo passou a se desafiar nesse ‘caminho desconhecido’. “Pensei em como daria sequência, se não trabalho com isso, pois não sabia editar e lidar com a internet. Hoje estou aprendendo conforme o conteúdo engaja, além de programar melhor os vídeos”, frisa Maria Eduarda. Em poucos meses a conta no Tiktok já ultrapassa 350 mil seguidores.
Após alguns pedidos, a jovem criou uma conta também no Instagram e Facebook e se tornou a administradora das redes sociais e produtora, já que o grupo não tem tanto domínio na internet. O nome de usuário é o que fez o sucesso acontecer – “Quiz dos Idosos”.
No Instagram, novamente sucesso, conquistando 400 mil seguidores em pouco tempo. Dentre os vídeos postados, alguns estão com mais de 5 milhões de visualizações, um sucesso que só cresce.
Reconhecimento
Por falar em sucesso, os famosos também se divertem com os vídeos do Quiz dos Idosos. Comentários e reações dos cantores Anita, Rodolfo, da dupla Israel e Rodolfo, renderam muita alegria. “Ficamos felizes pois não imaginávamos que tantas pessoas nos acompanhariam. Uma surpresa grande que nos faz ter vontade de continuar”, relata Rogério. E não para por aí, os erechinenses têm seguidores até mesmo da Suíça e Itália.
A maior surpresa para todos foi o reconhecimento. “Somos notados quando as pessoas nos veem na rua e nos reconhecem pelo Quiz. Alguns chegam até nós, contam que assistem e riem muito. É legal ouvir isso e ter essa integração e apoio, recebemos inclusive muitos elogios”, conta Italina.
O sorrido pode ser a cura
A rotina de gravação acontece de acordo com o tempo que o grupo tem para se reunir. Maria Eduarda faz os roteiros e cria os vídeos contando com a colaboração de todos. “Eu tento pegar alguns vídeos que estão em alta, trends, dancinhas, perguntas, mas nosso objetivo é que seja algo engraçado, mas que seja divertido para eles também”, frisa.
O objetivo com a continuidade dos vídeos é levar sorrisos para quem assiste. “Me sinto muito feliz por estar em família e produzindo os conteúdos. A cada dia a Maria Eduarda tem novas ideias e topamos executar o que ela pede. Os comentários são gratificantes, muita gente diz que estava em depressão e não está mais, que estava triste e ao ver os vídeos sorri, expressa Inês.